Faculdade de Saúde Pública - FSP


Departamento de Saúde Ambiental

A origem da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo prende-se ao "Laboratório de Higiêne", criado em 1918 pelo convênio entre o governo do Estado de São Paulo e o "International Health Board", da Fundaçdo Rockefeller. Era uma Cadeira da Faculdade de Medicina. Em 1921 foi oficializado o Departamento de Higiêne e em 1925 deixou de ser dependência direta da Facultade de Medicina, passando a denominar-se "Instituto de Higiene de São Paulo". Em 1945, ano de criação da Organizaçdo Mundial da Saúde foi incorporada como instituição autônoma de ensino superior da Universidade de São Paulo, sob a denominação de Faculdade de Higiêne e Saúde Pública.

Pelos seus cursos, a Faculdade forma especialistas para exercerem atividades que visem à saúde pública e ao bem-estar da coletividade, especialmente nas áreas de administração e planejamento em saúde, epidemiologia, educação materno-infantil, saúde ambiental, demografia, sociologia da saúde, enfermagem de saúde pública, odontologia sanitária, veterinária de saúde pública e nutrição. Além do ensino, a Faculdade tem por função realizar pesquisas que venham a contribuir para a solução de problemas de importância para a saúde da comunidade, que redundem em maiores benefícios para a população do País.

O Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública está constituído pelos Setores de Biologia Sanitária, Química e Engenharia Sanitária e Saúde Ocupacional. Desenvolve cursos e pesquisas abrangendo o saneamento básico, a poluição, a análise e diagnóstico de impacto ambiental e saúde dos trabalhadores.